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Uma Palavra aos pais

 (in https://escolasaudavelmente.pt/pais/sucesso-escolar/testes-e-exames)

A época de testes e exames pode ser um desafio, não apenas para as crianças e jovens, mas também para os Pais e para aqueles que vivem com elas. As crianças/jovens têm tendência para andar particularmente irritáveis e os Pais estão preocupados com a quantidade de trabalho dos filhos e dos resultados que esse trabalho terá.

É frequente as crianças/jovens terem vários testes marcados com um intervalo de tempo muito curto entre eles e sentirem muita pressão nessas alturas. Cada criança/jovem responde de forma diferente a esta pressão e, algumas, podem sentir stresse ou ansiedade. O stresse e a ansiedade podem ser causados pelo medo de falhar, por pensamentos pessimistas, pela existência expectativas realistas, pelo sentimento de não estar preparado ou pela ansiedade de desempenho.

A ansiedade face aos testes é um tipo de ansiedade de desempenho. A ansiedade de desempenho corresponde a um sentimento de ansiedade quando estamos numa situação em que o nosso desempenho (a forma como fazemos alguma coisa) é importante, quando temos pressão para nos sairmos bem ou quando queremos mostrar um bom desempenho perante o professor ou perante os Pais.

Quando começa a época dos testes os Pais devem estar atentos. Algumas crianças/jovens expressam abertamente como se sentem face à pressão dos exames, outras podem fechar-se e tentar resolver o problema sozinhas. Alguns sinais de que podem sentir-se ansiosas e stressadas são:

  • Excesso de preocupação com os testes.
  • Falta de autoconfiança (“não vou conseguir”, “vou ter negativa a tudo!”).
  • Isolamento dos amigos.
  • Dificuldade em tomar decisões.
  • Aperto no peito, dor de cabeça.
  • Náuseas ou perturbações gástricas leves.
  • Culpar os outros, zanga e frustração.
  • Aumento do consumo de tabaco, álcool ou drogas.
  • Dificuldade em adormecer ou acordar.
  • Pensamentos negativos sobre o futuro.

É claro que os testes são algo que os filhos têm de fazer sozinhos, mas os Pais podem apoiá-los de várias formas. Por exemplo:

  • Permanecer calmos e relaxados quando falarem com os filhos. Ser uma fonte de apoio e não uma fonte de stresse adicional. A atitude dos Pais face aos testes vai influenciar a atitude dos filhos. Os testes devem ser percepcionados apenas como mais uma tarefa que faz parte da vida e não como o epicentro da vida da criança/jovem.
  • Dependendo do nível de competências de organização da criança/jovem pode ser necessário rever o plano de estudos e ajudar a dividir grandes tarefas em tarefas mais pequenas, garantindo que existe um equilíbrio do tempo em que se estuda e se fazem outras actividades.
  • Garantir que existem pausas, para comer e para descansar, entre os períodos de estudo.
  • Ter expectativas realistas e não os pressionar para ter determinada nota. Nenhum teste ou exame é determinante. Não nos definimos pelo resultado de um teste, mas pela forma como nos comportamos e vivemos a nossa vida. Antes do seu filho ir fazer um teste lembre-o que falhar ou ter uma nota menos boa não é o fim do mundo. Deixe o seu filho saber que o aprecia independentemente do seu desempenho escolar.
  • Falar acerca da ansiedade. Lembrar as crianças e jovens que sentirem-se ansiosas é normal, mas que é necessário canalizar essa ansiedade para o estudo e não para o evitar.
  • Fazer comentários positivos e construtivos. Garanta ao seu filho que estará sempre disponível para apoiá-lo, independentemente dos resultados que obtenha nos testes. Depois do teste encoraje-o a falar sobre o que correu bem e foque-o no teste seguinte. Evite fazer críticas.
  • Proporcionar um espaço e um ambiente tranquilo onde estudar.
  • Encorajar a colocação de questões aos Professores quando se sentem inseguros.
  • Ajudar a chegar um pouco mais cedo no dia do exame.
  • Estabeleça pequenas recompensas. Pense em conjunto com o seu filho em que pequenas recompensas a receber após cada exame, pequenas coisas como fazer a refeição favorita ou ver um filme. Quando a época de exames terminar, celebrem organizando algo mais especial – um passeio por exemplo.
  • Encorajar hábitos de sono e alimentares saudáveis. Garantir que as crianças/jovens não saltam refeições, comem frequentemente ao longo do dia e não ficam a estudar longas horas sem dormir o suficiente. Uma boa noite de sono aumenta a capacidade de processar informação e de concentração.
  • Encorajar a realização do exercício físico. Caminhar, dançar, andar de bicicleta, nadar ou praticar um desporto podem aliviar o stresse da época de exames e aumentar a energia.
  • Ser flexível. Nesta época mais desafiante, poupe-os a algumas tarefas domésticas e compreenda que possam estar mais sensíveis e mal-humorados.

Se a ansiedade face aos testes está a paralisar o seu filho, se é severa e persiste, interferindo como seu dia-a-dia, procure a ajuda do Psicólogo da Escola.