QUEM SOMOS

SOBRE O SPO

Psicologia Educativa nas Escolas

O âmbito de atuação do Psicólogo Escolar é alargado e diverso. Estende-se a todos os cenários onde ocorrem processos de desenvolvimento, educação e aprendizagem. Assim, o psicólogo escolar intervêm no comportamento humano em contextos educativos, de formação e desenvolvimento pessoal e social.

O campo de intervenção abrange todo o ciclo vital e dirige-se a vários destinatários, com intervenção direta ou indireta nos processos educativos: alunos e formandos (crianças, jovens, adultos), professores e formadores, famílias, técnicos, instituições e a própria comunidade

As suas competências e capacidades constituem um apoio fundamental para as realidades individuais, sociais e económicas dos contextos educativos. Destacam-se as evidências científicas diversas da eficácia, do custo-benefício e dos resultados positivos da sua atuação nestes contextos.

Referencial Técnico

Referencial Técnico para os Psicólogos Escolares

  1. Apoio Psicológico e Psicopedagógico: Conjunto diversificado de atividades que visam contribuir para o desenvolvimento integral do aluno, intervindo a nível psicológico e psicopedagógico ao longo do percurso escolar. Engloba a intervenção direta com os alunos mas, sobretudo, o trabalho colaborativo com educadores e professores na organização de medidas e respostas educativas diferenciadas.
  2. Apoio ao Desenvolvimento de Sistemas de Relações da Comunidade Educativa: Conjunto de atividades que visam mobilizar os diversos agentes educativos, entidades e serviços da comunidade com vista ao desenvolvimento e melhoria das respostas educativas.
  3. Orientação de carreira: Conjunto de atividades que capacitam os indivíduos, de qualquer idade e em qualquer fase da vida a identificar as suas capacidades, competências e interesses, tomarem decisões em matéria de educação, formação e emprego e gerir o seu percurso individual no ensino, trabalho e outras situações em que estas capacidades e competências podem ser adquiridas ou utilizadas.
(consultar-Documento)

acerca

As nossas competências

O Serviço de Psicologia e Orientação conta com a colaboração de duas técnicas que reúnem ampla formação especializada no âmbito da psicologia escolar, clínica e da saúde, necessidades educativas especiais, orientação vocacional e de carreira e psicologia forense. Além da prática em contexto escolar existe a preocupação de uma formação contínua e especializada.

Apoio Psicológico e Psicopedagógico
Orientação de carreira
Apoio ao Desenvolvimento de Sistemas de Relações da Comunidade Educativa
psychologist-z-08

Serviço de Psicologia e Orientação

Procura, voluntariamente o teu Serviço de Psicologia. Se preferires fala com o teu Encarregado de Educação ou Professor.

ou contacta-nos | 934 277 359

A Equipa

Os Nossos Especialistas

Temos como objetivo primordial ser um espaço dedicado a toda a comunidade escolar. O Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo, pretende apoiar, nas diferentes fases da vida, adequando respostas às necessidades e promovendo o bem-estar. Esperamos por si neste espaço!

foto_antonia

Maria Antónia

Psicóloga - AEAG

spo@aeag.pt

foto_rute

Rute Lavrador

Psicóloga - AEAG

spo.rute@aeag.pt