Métodos de Estudo

A nossa Missão

Métodos de Estudo:

Alguns dos problemas de aprendizagens existentes entre os alunos poderão ser explicados pela ausência ou uso inadequado de métodos de estudo. Muitos alunos manifestam uma atitude negativa perante o estudo, mostrando desmotivação perante as atividades escolares, evitando-as ao máximo.

Um dos segredos do sucesso é a motivação do aluno, sem motivação o aluno esforça-se pouco e não retém a informação. Um aluno motivado, concentra-se e torna as aprendizagens mais significativas e interessantes fazendo com que permaneçam na memória por muito mais tempo. Quando há parca motivação importa assegurar o reforço, que pode surgir da iniciativa dos pais/encarregados de educação, professores ou mesmo do próprio aluno.

Deve-se estimular, ainda, o aluno a pensar nos seus objetivos futuros, encarando assim o estudo como uma realização pessoal e profissional, tomando consciência de que estará a construir o seu próprio futuro, bem como, deverá ser estimulada paralelamente a sua autoconfiança, esta permite ao aluno ter uma atitude positiva perante a dificuldade ou fracasso. Os alunos sem autoconfiança valorizam excessivamente as suas limitações, duvidam constantemente de si mesmos o que os levam a desistir ou a “deixar correr”. As repressões permanentes destroem a autoconfiança e criam ansiedade no aluno, destruindo a autoconfiança.

A autoconfiança poderá ser construída com pequenos êxitos, baseada no esforço diário, na memória dos resultados positivos e na crença do sucesso.

Últimos Artigos

Métodos de Estudo

psychologist-z-01

Estudar em tempo de pandemia

Não vou à escola, estou de férias? Não, não estás de férias, todavia, também não estás na escola. Implica gerir a situação com algum bom…
Métodos de Estudo

Sempre me disseram: Estuda!...mas afinal como é que isso se faz?!