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Transição do pré escolar para o 1º Ciclo: O papel dos Cuidadores

A entrada para o 1º ciclo do Ensino Básico (1º CEB) é entendida como uma etapa significativa na vida da criança. Independentemente de ela ter frequentado ou não o jardim-de-infância (JI), a transição para o 1º CEB é sempre vista como uma transição importante na vida da criança. Em Portugal a Educação Pré-Escolar (EPE) não é obrigatória, o que implica que, muitas vezes, a transição para o 1º CEB seja ainda mais complexa, dado que a criança nunca teve contato com uma educadora e colegas da sua idade, em contexto educativo. O processo de transição entre o JI e o 1º CEB pode ser eficaz e bem-sucedido se forem estabelecidas ligações que permitam a articulação entre estes dois ciclos educativos. Estas ligações devem ser estabelecidas pelos educadores e docentes do 1º CEB, com base em projetos e práticas decorrentes da gestão curricular. O conceito de “Prontidão escolar” é algo ambíguo e suscetível de várias definições. De um modo geral, este conceito é entendido como um fator determinante para o sucesso escolar da criança… vamos refletir sobre esta transição…

Disponibilizamos uma apresentação, para cuidadores e alunos, que nos permite refletir sobre esta transição.

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