Não vou à escola, estou de férias? Não, não estás de férias, todavia, também não estás na escola. Implica gerir a situação com algum bom senso e adotar estratégias de adaptação a esta nova realidade, que inclui manter as atividades escolares fora da escola, sem proximidade dos colegas e professores.
É uma situação atípica, de difícil adaptação para toda a comunidade escolar, desde alunos, pais e encarregados de educação a professores, estando muitas vezes os pais também em teletrabalho.
Perante este panorama é legítimo que os pais/cuidadores se sintam ansiosos, cansados, inseguros, culpados por não conseguir responder a todas as necessidades e pedidos.
Desta forma, é importante auto cuidarem-se, ser tolerantes, flexíveis e ter autoconfiança.
Recomenda-se que cuide de si, planei e organize as suas rotinas, mantenha os seus objetivos bem claros, acompanhe o estudo (mas não o faça pelos seus filhos), sugere-se que promova o estudo autónomo.
Recorde-se sempre que este esforço, não é em vão. Com o isolamento está a conter a propagação de vírus, mantendo a vossa própria segurança. Retire o positivo desta experiência, nomeadamente, ter finalmente mais tempo para a sua família, realizar tarefas e atividades que desejava ou que não tinha tido ainda oportunidade de fazer.
https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/covid_19_estudar_em_tempo_de_pandemia.pdf